A paisagem que identifica a ilha - o Farol das Conchas, situa-se no morro das Conchas, e foi contruído por ordem de D. Pedro II, cumprindo, desde 1872 até nossos dias, seu objetivo de orientar os navegadores que adentram a baía de paranaguá. O Farol das Conchas é uma construção realizada em com materiais importados da Escócia. O Farol está no alto do Morro das Conchas e pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. A areia marrom que se observa nas praias do Farol e de Nova Brasília tem cinco mil anos e sua coloração deve-se à presença de matéria orgânica.
A comunidade do Farol tem boa infra-estrutura turística, com muitos bares, pousadas, restaurantes e fica entre a praia chamada Paralelas e a Praia de Fora ou das Conchas. Próximo ao Morro do Farol a força da maré tem ocasionado a mudança da paisagem pelo distanciamento do mar em relação a antiga linha de praia.
No Farol está o núcleo administrativo da Ilha, centro de recepção e orientação ao turista, praça de animação, posto de saúde, posto telefônico e um dos postos do Batalhão da Polícia Florestal. Ao sul da praia do Farol está a Praia Grande, localidade abrangida pelo perímetro da zona de preservação.